fbpx

Técnica terapêutica para ressignificar Crenças Limitantes

Hoje em dia falar de metas, objetivos e resultados tornou-se comum aos olhos do mundo. É possível ver o mundo dividido em dois: os que sofrem com a crise e os focados em crescer com ela. Afinal, por que alguns estão descrentes com a vida e outros motivados para o próximo ano?
Já passou pela sua cabeça que o que separa estes dois grupos pode ser o reflexo da autoimagem que o ser humano tem de si mesmo ou ainda o resultado de uma crença limitante? É tudo uma questão de Estado Emocional! E quem é que comanda? O próprio ser humano em questão.
A crença limitante é um padrão de pensamento que estabelece – como o próprio nome diz – limites aos quais o “portador” da crença não consegue ultrapassar. Você já deve ter ouvido diversas expressões ao longo da vida como: “O dinheiro é a raiz de todo mal”, “Não sou capaz de emagrecer”, “Não acredito em mim mesmo” e tantas outras crenças cravadas em nossa sociedade.

Diário de Pensamento

Mas o importante é que você pode identificar estes pensamentos desmotivadores e trabalhar para desconstruí-los no dia-a-dia. Existem diversas técnicas e métodos para identificar este tipo de comportamento, mas um dos mais simples e eficientes é o diário de pensamento, conforme exemplo abaixo.

Ao elencar diversas situações neste diário, com os pensamentos, emoções e comportamentos oriundos de cada situação, você conseguirá perceber um padrão comportamental que possa estar influenciando diretamente nas suas relações e resultados desejados para a sua vida. Aí sim vem o grande desafio: ressignificar o padrão de pensamento automático, alterando assim o comportamento indesejado (limitante). Em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), este recurso é muito utilizado para queixas como ansiedade, depressão, traumas, emagrecimento, entre outras.

Artigos relacionados

Melhor feito do que perfeito.

Hoje quero falar com você que se cobra em fazer tudo perfeito e no final das contas desiste de tudo por pensar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *